Plantinhas purificadoras pro quarto e sala!

Vamos destruir um mito?!! Ou quase?!! 😉

Gente é claro que tem muitos tipos de plantas, cada uma com suas propriedades particulares. Tem aquelas que são remédio, tem as que são veneno, mas eu  sempre achei estranho este mito popular de que não pode ter planta em quarto? A gente não vive na natureza? Esquisito! Então eu fui pesquisar.

A realidade é que, bem ao contrário deste mito, tem plantinhas que são até indicadas pra ficarem no quarto, sim, porque purificam o ambiente!

Que ótima notícia!!! A natureza é linda e muito capaz, e a gente não usa melhor porque perdemos este conhecimento… ;(

Quem aí quer a casinha com ares renovados e fresco todo dia?!!!! Então, bora trazer a natureza pra casa!!! Vocês sabem como eu amo a natureza e amo decoração, então vamos mais uma vez juntar os dois!!!

Aí estão algumas plantinhas certas e lindas pra colocar dentro de casa e fazer este trabalho pra vocês:

 

  • LÍRIO DA PAZ – Spathiphyllum wallisii 

Esta é uma das poucas plantinhas que servem como purificadoras de ar e que têm flor. Portanto, ela é ótima para decoração de dentro de casa!

Ela é cultivada a meia-sombra, perfeito, e recomendada apenas para regiões tropicais e subtropicais. Multiplica-se facilmente pelas numerosas mudas que se formam junto à planta original, as quais podem ser separadas da planta-mãe em qualquer época.

Resultado de imagem para vaso de lírio da paz

 

  • ESPADA DE SÃO JORGE – Sansevieria trifasciata

A espada possui a capacidade de absorver formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, livrando o o ar destas substâncias tóxicas, além de liberar oxigênio à noite. Há ainda quem acredite que esta plantinha, linda e uma das minhas preferidas, uma suculenta, tem também a propriedade de neutralizar as energias negativas do ambiente.

Pode ser cultivada a pleno sol ou a meia-sombra. Apresenta boa resistência a solos áridos e ao calor tropical, bem como ao frio. Multiplica-se por divisão de touceira.

Resultado de imagem para ESPADA DE SÃO JORGE - Sansevieria trifasciata

Resultado de imagem para mini-espada-de-são jorge planta
Vale a Mini Espada também!

 

  • Clorofito (Chlorophytum comosum)

Também uma ótima purificadora de ar, combatendo poluentes como benzeno, monóxido de carbono e xileno. É cultivada em vasos e cuias como planta pendente.

Preferência por meia-sombra, solos ricos em composto orgânico e mantidos úmidos. É tolerante a baixas temperaturas.

Resultado de imagem para Clorofito (Chlorophytum comosum)

 

  • Dracena de madagascar (Dracaena marginata Hort.)

Essa planta cresce bastante, cresce melhor no sol, então, o lugar preferido dela é perto de aberturas como portas de vidro e janelas. Não é muito volumosa, ocupa pouco espaço e pode ser cortada na  sua altura que brota de novo ao redor do corte.

Multiplica-se facilmente por estacas, cortadas em qualquer época do ano. Dada a facilidade com que seus ramos podem ser encurvados ou retorcidos, é apropriada para cultivo em arranjos de vasos, proporcionando um belo efeito. Não tolera temperaturas baixas

Resultado de imagem para Dracena de madagascar (Dracaena marginata Hort.)

 

  • Babosa (Aloe vera)

A babosa é uma planta que todo mundo devia ter em casa, eu tenho!!! Além de purificar o ambiente é uma planta medicinal. Ela é um cicatrizante poderoso, tem propriedades calmantes, além de fazer milagres para o seu cabelo e é usada até contra o câncer, também uma suculenta.

Multiplica-se por separação de mudas. Cultivada a pleno sol, mantenha perto da janela, mas é tolerante a solos de baixa fertilidade, bem como a invernos rigorosos.

Babosa na minha varanda!

Resultado de imagem para babosa

 

  • Palmeira ráfia (Rhapis excelsa)

Esta lindeza certamente é ma das plantas mais fáceis e mais bonitas pra se ter dentro de casa. É ótima para filtrar amônia, presente em materiais de limpeza, tecidos e tintas para cabelo.

Multiplica-se principalmente por divisão de touceira, pode ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra, com terra fertilizada.

Resultado de imagem para rhapis

 

  • Samambaia (Nephrolepis exaltata)

Essa planta que existia na casa de quase todas as avós, uma das mais populares, de melhor preço e mais fáceis de encontrar no Brasil. É uma das melhores plantas purificadoras de ar, alguns estudos dizem que são capazes não só de filtrar impurezas do ar, como também de remover mercúrio e arsênico do solo. Olha a sabedoria popular!!!

Multiplica-se facilmente por divisão da planta, a qual deve ser efetuada preferencialmente no final do inverno e deixada em ambiente úmido sob proteção. É muito cultivada a meia-sombra, como terraços e varandas, com solo ricos em húmus. Planta rústica relativamente tolerante a baixas temperaturas de inverno.

Imagem relacionada

2015-08-11 13.08.38
Amo samambaias, projeto #casamaischic, Kátia Jendiroba.

 

 Jiboia (Epipremnum pinnatum)

Gente olha outra minha queridíssima aqui! A jiboia é uma ótima opção para filtrar formaldeídos, assim como monóxido de carbono e benzeno do ar. Ótima pra ficar no banheiro, amo banheiro com plantinha!!!

Costuma ser cultivada apoiada em suportes de xaxim, a pleno sol ou a meia-sombra. Multiplica-se facilmente por estacas. Cresce com facilidade, trepadeira.

Resultado de imagem para jibóia planta

 

Gente amei a novidade, já amava a casa cheia de plantinhas, agora virou selva!♥ 

Quer ter seu vaso de plantinhas sempre lindo?

Eu te ensino: 10-dicas-pra-ter-um-vaso-sempre-lindo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s