6 DICAS pra ter um JARDIM sempre lindo!

Aprenda ter um jardim lindo, com pouquíssima manutenção e que você cuida dele sozinha! 

Seguindo estas dicas, você consegue, palavra de quem tem um jardim assim!

É verdade que eu já projetei o meu jardim com este objetivo, este era meu foco principal! Como é um jardim muito pequeno e como eu vim de uma casa com um jardim muito grande onde eu era escrava de jardineiros, que estão cada vez mais difíceis de encontrar e cada vez mais caros, eu decidi projetar um jardim que eu fosse capaz de manter lindo sozinha.

E não é difícil conseguir esta proeza, é questão de projeto! Agora se você já tem um jardim pronto talvez com pequenas modificações você ainda consiga alcançar este nosso objetivo. Vale a pena mudar!

Bora que eu te ensino!

Em paisagismo, o termo maciço é dado ao grande número de unidades de uma mesma espécie, “um montinho” rssss, seja de qualquer tamanho e forma. É através destes maciços que formamos o jardim. um desenho de maciços.

1- Maciços:

Escolha espécies de plantas que quando adultas tenham a altura e o volume de acordo com o espaço que você quer preencher e aí é divino você não precisar de podas nem se desespera vendo elas crescerem… Porque é certo, elas crescem! 😉  Neste exemplo aí, do meu pequeno jardim, eu escolhi, no fundo, a

2015-08-11 13.08.26

Se você deseja um maciço, exemplos de espécies:

Porte Baixo 20-30cm de altura: Clorofito, Érica (com pequenas flores), Periquita, Ajuga, Azulzinha, Beijinhos, Onze horas, Rabo de Gato, Grama amendoin…
capa

images (2)

forracoes-de-jardim
Azulzinha

Porte médio  50-70 cm de altura: Estrelizia (Strelitzia reginae) com flores, Fórmio (Phormium tenax), Moréia (Dietes bicolor) com flores, Helicônia (com flores), Lantania – (Lantana sellowiana) com flores…

arundina2
Arundina

Porte alto: Podoscarpus (Podocarpus lambertii), Arudina (Arundina graminifolia) com flores, Bambuza (Bambusa gracilis)…

bambuzinho-de-jardim-bambusa
Bambuza

2- Cobertura de piso:

Gente, não TEM que ser grama, grama dá muito mais trabalho do que várias outras possibilidades, neste exemplo, um jardim na sombra, o dinheiro em penca ficou muito bem. O único trabalho é tirar os matinhos de 3 em 3 meses… Trabalhinho terapeutico que você faz com muita alegria naquele dia nublado sem praia… rsssss

Estas plantinhas baixinhas, também são chamadas de forrações, elas estão exemplificadas no item acima em Porte Baixo. São inúmeras espécies com este porte, umas mais rasteiras outras um pouco mais altas, umas que tem flores, outras são coloridas, outras verdinhas. Elas são uma opção na hora de escolher como forrar o seu chão e dão trabalho “nenhum”, só rega e adubação!

12336199_977132599015795_881481522_n

12325300_977132505682471_974216296_n

Não podemos nos esquecer que existem ainda outras forrações de piso também naturais e que não são plantas, são as pedras e também as lascas de madeira, argila expandida, e aí dá pra fazer trabalhos incríveis, super coloridos e descolados!

casca-de-pinus-4
Casca de Pinus
Argila expandida

Um cuidado importante pra este tipo de forração é evitar os matinhos incovenientes e a sujeira das pedras colocando uma camada de aproximadamente 2 centímetros de areia entre o piso e as pedras ou lascas de madeiras.

Ah e também devemos usar o separador de gramas pra separar as pedras umas das outras e da grama! E não deixe de afundá-lo bem! 😉

download
Separador de grama

2015-08-11 13.05.26

2015-08-11 13.08.34
2015-08-11 13.08.30

3- Contornos ou bordaduras:

Os contornos ou caminhos, que nem são muito usados mais, com certeza também devem ser escolhidos seguindo a orientação do porte da espécie adulta.  Um exemplo de uso errado de plantas para contorno e caminhos é o Pingo de ouro que exige podas quase que semanais pois sua altura quando adulto é de 4.7 a 6.0 metros, então ele quer crescer, crescer, crescer…

Você também pode escolher estes contornos pelo porte que quer, se mais delicado e baixinho, Pequeno Porte, se médio como o da figura abaixo, Médio Porte, ou se que algo mais alto já podemos chamar de cerca viva.

cc603-04-forracoes-de-jardim.jpeg
Liriope Variegata

4- Cerca viva:

Pra fazer sua cerca viva, a pergunta se repete, qual a altura que deseja que ela tenha? 70 cm? 1,5 m? Escolha novamente pelo porte. Aqui na foto abaixo do meu jardim eu escolhi a Ixora laranja para a cerca viva, ela demora a crescer, mas bem adubada está sempre florida, o ano todo e este foi o motivo para eu fazer a escolha. Eu tenho um jardim com bastante sombra em metade do ano e muito sol no restante, precisava de espécies resistentes e queria muitas flores!

2015-08-11 13.08.22
Ixora

Como cerca viva eu nem considero o pingo de ouro, gente pura implicância com esta espécie nada rara, rssss São tantas opções muito mais lindas pra fazer este serviço… Podocarpo, Hibisco, Azaléia, Ixora, pesquise bem antes de escolher a sua!

5- Trepadeiras:

Se você quer ter um Pergolado em casa, ou tem uma cerca, tela,  que quer cobrir de trepadeira, ou um outro detalhe, um gradil que quer encher de flores. A sua escolha deve ser como é o crescimento e o volume da trepadeira adulta.

As trepadeiras são muito diferentes entre si, umas florescem o ano todo, outras só uma vez ao ano, flores grandes, pequenas, e o volume delas que também varia. Elas podem ser super volumosas e crescerem feito floresta como a Tumbérgia,

trepadeira_tumbergia_azul
Tumbergia

ou serem delicadas, “ralas” e de crescimento lento como a Ipoméia-rubra. Não escolha só por causa da flor, considere todos estes fatores citados aqui, pesquise bem!

6- Árvores:

Eu acho que árvores são sempre bem vindas. Um cantinho de sombra, de aconchego… e eu amo jardim com frutíferas!!! Pra isto precisamos usar as de pequeno porte pra não causarem sombra demais. As melhores escolhas são as mais tradicionais, Romã, Acerola, Pitanga e a Jabuticabeira, claro! E as frutíferas também garantem pra gente as visitas agradáveis de pássaros e borboletas! Vamos plantar frutíferas!!!

jabiticabeira

varandas1

Não posso deixar de mencionar outra árvore que é meu xodó e é perfeita pra jardim, não faz sombra e é pura beleza pelo ar… o Jasmim manga! São cores maravilhosas, nosso paisagista maior sempre usava!

Um viva para Burlemax!!! Viva!!!

6346150740_ab494ddf8d_b

0,,47460461,00

E aí, ficou alguma dúvida?

Qualquer coisa pergunta que eu respondo!!! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s