10 dicas pra você cuidar bem dos seus vasos e tê-los sempre lindos!

e deixar de ser uma assassina de plantas!!!! 🌿 😉

Gente eu sei que não é fácil, mas com estas dicas eu garanto que dá certo!!! Meus vasos estão sempre lindos e são sempre elogiados!

Eu aprendi estes segredos com a minha Vó, minha sogra e principalmente  quando trabalhei com uma Engenheira Agrônoma, eu realmente uso estas dicas há muitos anos e garanto que dá certo! Pode confiar!!!, Muuuuitos anos! Rsssss.

As plantinhas dão trabalho, claro, como tudo que tem vida precisa ser cuidado, mas vale a pena! Plantas lindas, casa linda e a gente fica feliz! Chega de matar as plantinhas!!! Rssss

Então as 10 dicas são:

  1. PLANTA SAUDÁVEL. na hora de comprar observe se a muda não tem nenhuma doença, pulgões, ferrugem, etc, e se a terra do vaso é de boa qualidade. 
  2. REPLANTIO. Mesmo quando a terra do vaso da muda comprada é de boa qualidade o ideal é que você faça um replantio pra garantir que o vaso tenha drenagem. 
  3. MISTURA SEGREDO, pra uma boa drenagem, ou seja pra impedir que a terra fique encharcada, você pode usar uma mistura que eu uso que leva areia e adubo, pra você fazer em casa, ou pode comprar um substrato de qualidade. A mistura segredo é: 1/3 de terra boa, 1/3 de areia, 1/3 de adubo, misture bem os ingredientes e use em todos os tipos de vasos. A areia é pra ajudar que a terra fique sempre fofinha pra raiz crescer com facilidade e a água e suas adubações futuras chegarem em todas as raízes! 
  4. COMO PLANTAR no vaso novo. Não é bobagem todo este ensinamento que vocês veêm por aí. O plantio ideal tem pedrinhas no fundo pra drenagem (ajudar a água ir embora e não ficar  no vaso apodrecendo a raiz), tem forração do vaso com manta BIDIM (pra que a terra não saia do vaso e assim evitar sujeira no chão), tem mistura de terra pra ficar sempre fofa e com certeza tempedrinhas em cima do vaso como acabamento (pra evitar que a água caia direto na terra e endureça a mesma)! Acredite você precisa seguir estas instruções! 
  5. VASO ADEQUADO, use um vaso adequado ao tamanho da planta, ou mehor ao tamanho da raiz da planta. E lembre-se a planta só vai crescer proporcionalmente ao espaço que tiver pra isto, vide Bonsai!  
  6. PEDRAS NO ACABAMENTO, como já disse acima um acabamento é muito importante pra manter a terra fofa no lugar que você sempre joga água! É fácil você se lembrar que na maioria das vezes que você põe um dedo por cima de um vaso que não tem acabamento, pedrinhas, a terra está sempre muito dura, isto ocorre por causa deste impacto da água na terra! Então capriche em uma boa camada de acabamento, pode ser pedrinhas, cascas de pinus, argila expandida, e até musgo se for um vaso bem pequeno.  
  7. COMIDA E ÁGUA, não sei o porquê mas a grande maioria das pessoas acredita que plantas só precisam de água. Errado!!! Precisam de alimento também igualzinho a gente, e o alimento delas a gente chama de adubo! Neste item água e adubo a observação mais importante é da quantidade. O adubo mais facil de ser usado é o líquido, em forma de rega, o importante é variar a fórmula, ou seja o adubo, cada um tem uma composição diferente, e é só seguir as instruções do rótulo. Já a água tem um segredinho…  
  8. QUANTIDADE DE ÁGUA, você não pode deixar que a água que você usou pra rega vá embora do vaso e seu vaso não pode ficar encharcado!!! Então você precisa descobrir, fazendo testes, qual a quantidade e a freqüência de água de rega que cada planta precisa pra que a água não saia levando todo o alimento que você colocou no vaso como adubo e não fique em excesso apodrecendo as plantas. Com este item e o de cima aplicados corretamente você descobre 2 maravilhas que são: não precisa de pratinhos debaixo do vaso porque não vai ter água indo embora e não precisa trocar a terra do vaso porque o alimento vai ser colocado em forma de adubo líquido!!! UAU! Amaram, eu sei!!! Rsssss  
  9. INSOLAÇÃO, importantíssimo insolação tem a ver com o lugar certo pra cada espécie de planta. Basicamente temos 3 tipos de insolação, sol, meia sombra e sombra. Precisamos respeitar isto na hora  de escolher a espécie certa pro lugar onde você quer colocar o vaso! E atenção porque por exemplo até uma varanda pode ter um lado que seja de sol e outro que seja meia-sombra. Não tem milagre pra isto, planta que gosta de sombra tem que ficar na sombra, de meio sol tem que ficar num lugar que tenha sol num pedacinho do dia e no resto do dia sombra e a que gosta do sol fica no sol!!!  
  10. PODA, já está tudo pronto, sua plantinha está linda, agora só falta podar! São basicamente 3 tipos de poda, de limpeza, de crescimento/força e topiaria. As duas mais importantes pra gente ter uma planta sempre linda é a de limpeza, que deve ser feita sempre tirando as folhas velhas, amarelas e com alguma doença e a poda de força, que segundo os mais antigos (adoro estes conselhos dos mais velhos, este quem me ensinou foi a minha sogra), deve ser feira nos meses que não tem R, maio, junho, julho, agosto, ela é feita retirando-se um pedacinho de todos os galhos, tipo cortar as pontas do cabelo pra dar força, vocês sabem né!? Pois é, igual!!! 😉     Topiaria você faz sempre que precisar!  

PRA VOCÊ NÂO ERRAR NA ESCOLHA

Dicas de plantas de sol: a grande maioria das flores, frutíferas, e das plantas em geral gostam de sol pleno e chuva!

Dicas de plantas de sombra: beijinho, lírio da paz,  dinheiro em penca, a maioria das amarantas, Espada-de-são-jorge.

Dicas de plantas de meia sombra: pleomelle, Bromélia gusmânia, Iuca,, Palmeira-ratos, Palmeira chamaedorea, Fícus lyrata,

Outra boa dica:

Ainda tem alguma dúvida?! 👀 Pergunta aqui nos comentários que eu respondo!!!!!

E, ah, adoro comentários!!! ❤️🍄

Anúncios

4 comentários em “10 dicas pra você cuidar bem dos seus vasos e tê-los sempre lindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s